quarta-feira, 27 de junho de 2007

Ainda o Lightroom 1.1

Estou aqui no oeste catarinense esperando a hora de embarcar de volta para casa. Como a cidade não oferece muitas opções, aproveitei que tenho tempo de sobra para ler o que os sites escreveram sobre esse lançamento, já que quando eu postei a notícia, nenhuma das minhas fontes o tinha feito. Mal comecei o blog e pela segunda vez sou mais rápido...

Ontem Adobe lançou a esperada atualização para o Lightroom. Depois da nova versão do Adobe Camera Raw, algumas coisas eram previsíveis. Não houve grandes alterações na interface, o que não significa que as melhoras não foram significativas. Uma lista completa pode ser encontrada aqui ou no site da Adobe. Abaixo estão algumas das novidades que eu considero as principais:

  • O programa parece estar mais rápido, o que pode ser notado ao trocar de módulos ou na velocidade que os thumbnais entram em foco ao navegar.
  • Melhora considerável nas ferramentas de nitidez. O único cursor foi trocado por quatro (amount, radius, detail e masking...como no ACR4.1), o que garante um maior controle.
  • O controle "clarity", um dos meus favoritos já. Tenho usado diariamente no ACR 4.1 e é um avanço e tanto. Engenheiros da Adobe afirmam que ele melhora a imagem ao adicionar profundidade pelo aumento de contraste local. Melhor do que ler, é experimentar.
  • O sistema de catalogação mudou e agora você pode importar imagens de um catálogo para usar em outro. As "libraries" passam a se chamar "catalogs".
  • Novas opções de filtros por metadata. Agora as imagens podem ser separadas por câmera, lente, abertura, ISO, etc.

Depois que voltar, informo sobre as novas descobertas.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter