sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Photo Plus Expo - parte 1


A Photo Plus Expo é uma das principais feiras de fotografia dos EUA. Aconteceu entre os dias 18 e 20 no Jacob Javitz Center, um enorme centro de convenções à beira do rio Hudson. Além da feira, existe uma dúzia de salas onde são apresentadas palestras pelos principais nomes mundiais da fotografia e do Photoshop, mas disso falo em outro momento.

Para que tenham uma idéia, basicamente a feira estava dividida em três partes. Um terço dela estava voltada aos grandes fabricantes: Canon, Nikon, HP, Epson, Sony, Pentax, Olimpus, Adobe, Apple e talvez algum outro que eu tenha esquecido. Canon e Nikon não davam conta de tanta gente, enquanto que nos outros fabricantes de câmeras, pouca gente circulava. Pode-se ter em mãos os mais novos lançamentos da indústria e fazer fotos com eles. Claro que brinquei com uma D3 com uma lente de 600mm. Em todos eles, algum profissional fazia demonstração ou palestra. Acho que o mais engraçado foi um senhor acima dos seus 60 anos no stand da Canon fotografando uma modelo (foto acima). Ele gritava "yes", "yes, baby" e "give it to me" a todos pulmões enquanto pedia poses à modelo. Quem não enxergava, poderia imaginar que era uma cena de filme pornô da terceira idade.

HP tinha um espaço enorme, mas depois que visitei a Epson, não quero nem amostra deles. No enorme stand da Epson estavam expostas fotos dos grandes nomes da fotografia impressas com as mais modernas máquinas e papéis da Epson. Um show! Melhor que qualquer coisa que você jamais tenha visto, o que é verdade, pois ano a ano eles se superam. Como de hora em hora um deles estava autografando essas cópias para os interessados, formavam-se filas por dentro da exposição, de forma que pude apreciar todas as obras. Consegui algumas ampliações autografadas: Art Wolfe, Frans Lanting, John Paul Caponigro e outras. As fotos do stand da Epson vem depois, pois foram feitas em raw e primeiro preciso atualizar meu Photoshop ou Lightroom para poder tratar as imagens da G9.

Na Adobe, todos os principais nomes apresentavam tutoriais sobre Photoshop e Lightroom. Algumas coisas muito interessantes, mas os lugares eram concorridos e o som abafado. Aproveitei para conversar com alguns deles entre um tutorial e outro e, claro, tirei uma foto com o Martin Evening.

Outro terço da feira estava destinado aos livros. Graças à nova tecnologia, pode-se imprimir livros de qualidade a partir de nossas fotos. E o mercado está cheio de gente oferecendo essas opções. Tinha de tudo que era tamanho, preço e qualidade. Ficamos impressionados com uma empresa que imprime seus livros na Itália e que, aleluia, aceita cartões de crédto brasileiros e remetem para o Brasil. Espero em breve ter um feito por eles, embora as amostras já estão no estúdio.

O último terço da feira era dividido entre todo o resto: tripés, papéis, iluminação, revistas, softwares e algumas outras quinquilharias. Depois vou escrever um post sobre algumas figuras interessantes que eu vi.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter