quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O direito de fotografar

Está cada vez mais difícil fotografar nas ruas. Não fosse o constante cuidado para não perder equipamento, ainda tenho que lidar com seguranças que tentam me proibir de fotografar fachadas de prédios.

Tenho trabalhado para uma grande empresa no ramo imobiliário que me leva a fotografar as fachadas de prédios luxuosos. Sempre saio preparado para dar explicações, mas não tem sido necessário. Mas ontem que saí despreocupado a fotografar no bairro Moinhos de Vento acabei voltando para casa com vários imagens de seguranças se postando na frente dos prédios na vã tentativa de me fazer desisitir.

Bons conselhos de um advogado amigo meu confirmam que eu não posso ser proibido de fotografar qualquer fachada quando estiver na rua, mas para usar as imagens comercialmente preciso de uma autorização. Como sabia disso, fotografei normalmente, tentando deixar os seguranças em um local onde seja fácil depois corrigir a imagem.

Mas não são só as fachadas. Fotografar em parques requer uma autorização (com o pagamento de uma taxa, é claro) da SMAM. Há alguns meses fui barrado em um grande parque da cidade por que estava com equipamento profissional e não portava autorização. Claro que sempre tenho uma história pronta para contar, mas essa paranóia faz eu parecer um bandido roubando imagens. Pelo menos, rende histórias para contar.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter