terça-feira, 10 de junho de 2008

Por que as ampliações ficam com aquelas cores...


Na fotografia digital, gerenciamento de cores equivale a mais difícil das lições. Mas todo fotógrafo precisa ter uma noção do que isso significa e por que é importante.

As câmeras digitais conseguem captar imagens com um espaço de cor maior do que os do monitores. Estes por sua vez são capazes de reproduzir mais cores do que as impressões finais. Qual a vantagem então em produzir arquivos com muita informação?

Os dispositivos de saída evoluem com muita velocidade, logo num futuro próximo tanto monitores e impressoras aumentarão sua capacidade, portanto é bom manter imagens com muita informação.

Pensem em espaços de cor como aquelas caixas de lápis de cor que a gente adorava comprar quando era criança. Existem as mais simples de 12 cores, as de 24 e as de 48 cores. O Pro Photo é o maior dos espaços de cor para captação e corresponde a uma caixa de 48 lápis de cor. Já algumas saídas, como as ampliações de minilab, equivalem às caixas de 12 cores. Nessa situação, diferentes cores que foram captadas pela câmera vão ser representadas pela mesma cor, uma vez que o espaço de cor é limitado.



Nas imagens acima podemos ver isso claramente. A foto das flores tem representação no gráfico através dos pontos. O Pro Photo (em amarelo) e o Adobe RGB (em azul) correspondem aos espaços de cor de captação da imagem. Praticamente todas cores são captadas no Adobe RGB, mas algumas não são nem visualizadas no monitor (um NEC no exemplo, mostrado em laranja).

Na hora de imprimir é que pode acontecer a maior perda. Se essa imagem for impressa em um padrão CMYK (linha verde), boa parte dos vermelhos serão representados pelo vermelho mais próximo dentro do limite da linha verde. Repare na linha marcada em ciano que corresponde ao papel Luster da Epson. Sua capacidade de reprodução de cores é muito maior e todos os tons podem ser muito bem representados sem perda.

Se você quiser conferir essas diferenças olhando fotos e não gráficos, é só passar aqui no estúdio e conferir a pasta que eu preparei com ampliações na Epson 3800 usando diferentes papéis e também ampliações de minilab, todas com a mesma imagem.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter