terça-feira, 27 de novembro de 2007

Fotos tremidas

Dias atrás, um amigo meu mandou um mail pro nosso grupo de discussão comentando que tinha lido no site do Ken Rockwell que ele havia abandonado o tripé e que não tem por que fotografar em f11 ou f16 no formato digital.

Retruquei na hora, afinal os exemplos que ele usava na tese eram muito fracos e quem conhece o Ken Rockwell sabe que ele adora uma publicidade acima de tudo.

Quem leu meu post há uns dois meses, sabe que eu sou a favor de deixar o tripé em casa em determinadas situções (longas e exaustivas caminhadas), desde que com uma câmera que consiga captar em alto ISO e uma lente com redução de vibração.

Na semana passada voltei à fazenda na qual estou fazendo um material e, pelo pouco tempo que tive, trabalhei quase que todo o tempo sem tripé. Minha lente tem VR (redução de vibração da Nikon que garante 4 pontos a mais)e fotografei durante o dia em campo aberto.

Ao descarregar as imagens, vi que uma em cada duas estava tremida e foi direto pro lixo, mesmo fotografando com lentes pequenas em 1/80 com o VR ativo. Eram situações de rebanho passando de um lado para o outro. Com a câmera na mão, não me preocupei muito e paguei por isso.

Resumo da ópera: você pode até fotografar sem tripé, mas tem que estar concentrado nisso. Braços firmes e uma boa lente podem garantir um bom resultado. Caso contrário, leve o tripé. Você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter