terça-feira, 13 de novembro de 2007

Monitor calibrado

Uma das coisas que eu mais ouvi nas palestras na feira é que, nessa era digital, o melhor investimento depois da câmera é um colorímetro. Se você se preocupa com suas fotos, pouco adianta tratar suas imagens se o seu monitor não estiver calibrado. Quem foi meu aluno, sabe disso.

A minha preocupação agora (sempre, na realidade) é ter certeza que minha tela está bem calibrada. Com duas telas lado a lado e uma delas enorme, voltou minha preocupação com o assunto. Já rodei várias vezes o colorímetro e aos poucos vou chegando a perfis confiáveis. Esqueça alguns mitos, como “o gamma para Mac é 1.8“ e coisas do gênero.

Se você também se preocupa com isso, eis um link onde você pode testar seu monitor. Em três páginas seqüenciais você tem imagens que ajudam a avaliar o perfil criado pelo colorímetro. Faça os três testes e tire suas próprias conclusões. Eu já estou bem mais tranquilo. Quem quiser saber meus resultados, me escreva.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter