quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Por que vídeo em uma câmera de foto?

Por que eu vou querer capacidade de gravar vídeo na minha câmera fotográfica?? Provavelmente muitos não venham a fazer uso disso, mas assim que aprenderem a usar a tecnologia que se descortina a cada novo lançamento, não tem como voltar atrás.

Passei a usar a G9 para fazer registros do filho, férias e shows. Embora já fizesse isso com a anterior, com a G9 o resultado é muito melhor e dá vontade de assistir. Com alguma edição no imovie, já é possível gravar um dvd apresentável. Isso que são vídeos com 640 x 480pixels. Com os novos lançamentos, já é possível pensar em alguma coisa mais profissional, sem a necessidade de carregar mais equipamento. Assim como nos acostumamos a ouvir música em formatos comprimidos (mp3), muitos já acham os vídeos do Youtube aceitáveis. E o que as câmeras estão apresentando hoje é melhor que os dvds que assitimos.

Quem trabalha com fotografia vive se queixando que os preços estão cada vez mais baixos, o que é verdade, mas o mercado e as possibilidades são cada vez maiores. Resta saber trabalhar. Há poucos dias a Nikon lançou a primeira DSLR com vídeo (720p e som mono). Hoje a Canon já deu um passo além com sua câmera que capta 1080p e tem a possibilidade de plugar um microfone estéreo. Isso tudo em menos de três semanas. Na próxima semana sai o Photoshop CS4 com novos recursos para vídeo. Aprender a usar os novos recursos e fazer isso trazer retorno para suas fotografias é um desafio para os fotógrafos hoje em dia. Apenas como lembrança, quanto aumentou o faturamento (livros, fotos, palestras, etc) do Art Wolfe após sua série de vídeos ao redor do mundo? Claro que ele fez uma coisa muito bem elaborada para faturar no vídeo também, mas se fosse algo mais simples voltado para internet, também traria resultados.

Acho que isso tudo me ocorreu ontem quando comprei o áudio de um show do Mettalica acontecido no final do mês passado por apenas US$ 9.95. Além das músicas, pode-se baixar a capa do cd para impressão. Disponível a qualquer mortal com uma banda larga e um cartão de crédito internacional. Sensacional! Nem vou me importar caso não consiga assistir o novo show!Os caras que derrubaram o Napster e que mais gritavam contra essa nova realidade, aprenderam a conviver e ganhar dinheiro com ela.

Nenhum comentário:

Free Blog Counter